ECONOMIA

Comércio de Araçatuba lamenta queda expressiva de 27% nas vendas do Dia das Mães

Resultado frustra lojistas, já que data só perde para o Natal em movimento; associação comercial diz que números podem ser menor piores devido às vendas por PIX e cartão de crédito

Por Lauro Sampaio | 15/05/2023 | Tempo de leitura: 2 min

Jaqueline Lopes/Folha da Região

Em 2023, houve 26.178 consultas ao SCPC (Sistema Central de Proteção ao Crédito) até o Dia das Mães; em 2022, foram 35.879 verificações
Em 2023, houve 26.178 consultas ao SCPC (Sistema Central de Proteção ao Crédito) até o Dia das Mães; em 2022, foram 35.879 verificações

A Associação Comercial e Industrial de Araçatuba (Acia) anunciou nesta segunda-feira (15) que houve uma queda de 27% nas vendas do Dia das Mães, neste ano, em relação a 2022. Os resultados frustram, de certa maneira, os comerciantes da cidade, já que a data é considerada a segunda mais importante para os lojistas, atrás apenas do Natal.

De acordo com os dados da associação, houve em 2023, até a data comemorativa, 26.178 consultas ao SCPC (Sistema Central de Proteção ao Crédito), que é um termômetro para as vendas. Já em 2022, as consultas foram consideradas boas, mesmo com a pandemia, e registraram 35.879 verificações da situação de consumidores com relação a seus nomes no sistema.

Para o presidente da Acia, Wilson Marinho, a queda nas consultas ao sistema do SPC e o fraco movimento no Dia das Mães refletem a crise financeira da qual o País não conseguiu sair, agravada pelo desemprego, hoje na casa de 9 milhões de pessoas — a guerra da Ucrânia e a pandemia também deixaram muita gente desempregada, segundo o dirigente.

"Houve uma queda expressiva nas vendas dos Dias das Mães no tocante às consultas no sistema do SCPC, mas também temos que avaliar que muitos consumidores compram com cartões de crédito e Pix, o que nos faz projetar que a queda foi um pouco menor. É nisso que estamos apostando, mas que houve uma queda é fato e isso decorre do momento econômico do país".

Para o mandatário da Acia, a situação pode melhorar caso o Governo Federal adote as medidas que está propondo, como um novo arcabouço fiscal, a queda dos juros, a retomada do emprego, da construção civil e do agronegócio. "Tudo isso faz parte de uma engrenagem que pode ser positiva para o comércio e para a indústria", diz ele.

Wilson Marinho defende que haja união entre as forças representativas da cidade para que seja desenvolvida uma forte campanha para Araçatuba se solidificar como centro comercial de um pólo que reúne 48 cidades. Ele pede que os empresários e comerciantes locais também se movam e anunciem seus produtos na mídia.

"Jornais, portais, TV e rádio. Tudo isso faz parte da engrenagem de chamariz para o comerciante vender seus produtos. O que não pode é ele ficar parado no tempo e achar que só pelo fato de sua loja estar de porta aberta vai entrar consumidor. A mídia é essencial para os negócios", finalizou.

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