LEGISLATIVO

Câmara dos Vereadores de Araçatuba vai sediar fórum para debater a poluição do rio Tietê

Contaminação gerou aumento excessivo da vegetação no manancial; comissão foi criada na Casa para discutir o tema e terá prazo de 180 dias para concluir trabalhos e fazer relatório

Por Lauro Sampaio, com assessoria | 15/05/2023 | Tempo de leitura: 1 min

Divulgação/Câmara

A comissão da Câmara tem como membros os parlamentares Nelsinho Bombeiro (PV), que é o presidente, além de Gilberto Batata Mantovani (PL) e Dr. Jaime (PSD)
A comissão da Câmara tem como membros os parlamentares Nelsinho Bombeiro (PV), que é o presidente, além de Gilberto Batata Mantovani (PL) e Dr. Jaime (PSD)

A Câmara Municipal de Araçatuba sediará um fórum para discutir soluções a respeito da poluição que causou o aumento excessivo de vegetação nas águas do rio Tietê. O evento será realizado provavelmente no mês de junho pela Comissão Especial de Vereadores que acompanha o problema.

A Câmara criou uma comissão para discutir a poluição do Tietê, que corta a região e passa por vários municipios. O fórum foi instalado na Sala de Reuniões do Poder Legislativo. O grupo tem como membros os parlamentares Nelsinho Bombeiro (PV), que é o presidente, além de Gilberto Batata Mantovani (PL) e Dr. Jaime (PSDB).

Serão convidados para participar do fórum autoridades regionais, universidades, órgãos técnicos e entidades ambientais. A intenção é, ao final do encontro, elaborar um projeto de lei sobre a regulamentação do uso das águas do rio Tietê, que deverá ser encaminhado para a Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo).

Na reunião, o grupo também decidiu percorrer o rio Tietê e seus afluentes para registrar imagens dos pontos mais críticos e coletar amostras da água. O material deverá ser analisado pela Agência Reguladora e Fiscalizadora Daea e pela Samar, empresa responsável pelos serviços de água e esgoto em Araçatuba.

O Centro Universitário Unisalesiano também já se colocou à disposição para verificar a possibilidade de uso da vegetação que hoje cobre o rio Tietê e seus afluentes em nutrição animal. “O nosso objetivo é promover a retirada dessas algas, que estão causando muitos transtornos, liberando o rio para navegação, com o apoio da iniciativa privada”, informou o vereador Nelsinho Bombeiro.

A Comissão Especial de Vereadores tem o prazo de até 180 dias para concluir os trabalhos e apresentar relatório ao plenário.

Fale com a Folha da Região! Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção? Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Receba as notícias mais relevantes de Araçatuba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.