Reconstituição

Chuvas cancelam reconstituição de crime em Araçatuba

Por Lauro Sampaio | 17/03/2023 | Tempo de leitura: 2 min

CHUVAS CANCELAM RECONSTITUIÇÃO DE CRIME DE PM DA RESERVA EM ARAÇATUBA

As chuvas que têm atingido Araçatuba, nos últimos dias, levaram a Promotoria de Justiça e a Polícia Civil a cancelar a reconstituição de um crime de homicidio imputado a um PM da reserva do município, registrado em 19 maio do ano passado.

O promotor público Adelmo Pinho disse que pediu a realização de reconstituição, mas que os trabalhos terão que ser reagendados até o tempo melhorar. "Vai acontecer rápido, é só o tempo melhorar", disse o representante do MP-SP em Araçatuba.

Segundo Pinho, na noite de 19 de maio de 2022, o PM da reserva Rui Neves Dias, de 58 anos, andava de moto pela rua Rodolfo Miranda, cruzamento com a avenida Umuarama, quando viu um homem sentado em frente a um restaurante, que já havia sido alvo de furtos em meses anteriores daquele ano.

O policial aposentado, segundo a Promotoria, relatou que fez um contorno para voltar ao local e abordar o suspeito, quando o rapaz começou a caminhar, dificultando a abordagem.  O PM da reserva teria descido da moto para revistá-lo e, segundo ele, o suspeito teria feito um movimento brusco, simulando colocar as mãos dentro da calça.

A vítima, Dionatas de Oliveira dos Santos, 31 anos, foi alvejado com um tiro certeiro no rosto e caiu no asfalto, sendo socorrido por uma ambulância do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). Foi o próprio soldado quem chamou o 190 e ligou para o Samu.

Na delegacia, assistido por um advogado, o policial afirmou que pensou que o rapaz estivesse armado e, por isso, agiu para se defender. Após o depoimento, ele passou por exames no IML e ambos (o PM da reserva e a vítima) foram submetidos a exame residuográfico para detectar se havia pólvora nas mãos, o que indicaria uso de arma de fogo.

O promotor não quis revelar o resultado do exame residuográfico, mas afirmou que a reconstituição, quase um ano depois, "é fundamental para elucidar dúvidas e ver os diferentes aspectos da defesa e acusação na dinâmica do assassinato". Ele afirmou que os detalhes serão divulgados em uma coletiva, ainda a ser marcada. O PM da reserva responde ao inquérito em liberdade.

Fale com a Folha da Região! Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção? Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Receba as notícias mais relevantes de Araçatuba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.