Adoções

50 casais de Araçatuba estão na fila de espera para adoção de crianças

Por Lauro Sampaio | 17/03/2023 | Tempo de leitura: 4 min

Forum de Araçatuba
Forum de Araçatuba

50 CASAIS DE ARAÇATUBA ESTÃO NA FILA DE ESPERA DA ADOÇÃO


De acordo com dados do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), cerca de 50 casais estão na fila de espera, na Comarca de Araçatuba, para adotar crianças ou adolescentes. Entre maio de 2020 e fevereiro de 2023 foram realizadas 29 adoções , conforme dados atualizados disponibilizados pelo TJ-SP. A adoção é regulamentada pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e não tem custo. Podem ser adotados crianças ou adolescentes que estejam com situação jurídica definida, ou seja, pais biológicos desconhecidos, falecidos ou quando os pais foram destituídos do poder familiar e esgotadas todas as alternativas de permanência na família de origem. Qualquer pessoa maior de 18 (dezoito) anos pode adotar, independentemente do estado civil, orientação sexual ou classe social. O pretendente deverá apresentar uma diferença mínima de 16 (dezesseis) anos em relação à idade da criança ou adolescente que for adotado.

O interessado em adotar deve procurar a Vara de Infância e da Juventude. Conforme o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), no Brasil existem 33 mil pretendentes e 4,2 mil crianças disponíveis – mais da metade delas com mais de oito anos.

O juiz de Direito da Vara da Infância e Juventude Araçatuba, Carlos Gustavo de Sousa Miranda, explica as razões do desequilíbrio dos números: “Isso acontece porque a maioria dos adotantes busca recém-nascidos ou crianças mais novas, fazendo com que adolescentes ou crianças mais velhas tenham menos chances de encontrar uma família”

Diante desse panorama, o TJSP implementa ações para estimular a chamada adoção tardia. O programa Adote um Boa Noite é voltado para crianças com mais de sete anos e/ou com alguma deficiência, porque cerca de 90% daqueles que se candidatam a adotar pretendem crianças pequenas. O principal ponto do projeto está no site www.tjsp.jus.br/adoteumboanoite, que divulga fotos e relatos de crianças e adolescentes acolhidos pelo Poder Judiciário. A ideia é dar visibilidade a esses jovens, contribuindo com a evolução da concepção social de adoção, ampliando a baixíssima quantidade de adoções com esse perfil. Participam do projeto crianças e jovens para os quais já foi realizada a busca por pretendentes nos cadastros, mas sem sucesso. Também é uma condição que a criança queira participar, e, ainda assim, ela passa por avaliação da equipe técnica (psicólogos e assistentes sociais).

“Com a adoção, as crianças e adolescentes que passaram por situações complicadas, das quais não têm culpa, recebem uma oportunidade de recomeçar, encontrando amor, educação e respeito no seio de uma família”, afirma o juiz.

Como adotar - Qualquer pessoa maior de 18 anos pode adotar, independentemente de sexo, estado civil ou classe social. Os pretendentes podem realizar um pré-cadastro no Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento (SNA), do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), no endereço www.cnj.jus.br/sna. A ferramenta tem abrangência em todo o território nacional, ampliando as possibilidades de adoção. Por exemplo: a partir do SNA uma pessoa de Araçatuba pode ser conectada a crianças e adolescentes aptas à adoção em todo o país, aumentando as chances de formação da nova família. Segundo o CNJ, a ferramenta possui um sistema de alertas, com o qual os juízes e as corregedorias podem acompanhar todos os prazos referentes às crianças e adolescentes acolhidos e em processo de adoção, bem como de pretendentes. Com isso, há maior celeridade na resolução dos casos e maior controle dos processos.

Após o preenchimento do pré-cadastro e, munido do número de protocolo, o pretendente deve procurar o fórum sobre os passos seguintes. Em Araçatuba, o endereço é Praça Doutor Maurício Martins Leite, 60 - Vila São Paulo. Telefone: (18) 2102-9548. Após apresentar toda a documentação, o interessado será registrado e receberá uma numeração. A partir daí, precisa esperar o fórum entrar em contato para fornecer o número do processo de habilitação e agendar data para comparecimento a uma entrevista inicial. O Tribunal de Justiça de São Paulo criou o Portal Adotar (www.adotar.tjsp.jus.br), voltado a tirar dúvidas dos pretendentes.

Apadrinhamento Afetivo –Outra forma de apoiar as crianças e adolescentes em situação de acolhimento é o Apadrinhamento Afetivo e Financeiro. Esse programa oferece aos jovens uma oportunidade de vivência familiar com padrinhos, uma referência externa e momentos de lazer, tão raros para jovens institucionalizados. Pessoas interessadas em ser padrinho/madrinha se dispõem a manter contato direto com o “afilhado”, podendo sair para atividades fora do abrigo, como passeios, festas de Natal, Páscoa, etc. Já no Apadrinhamento Financeiro, o voluntário contribui economicamente para atender às necessidades de uma criança ou adolescente acolhido sem, necessariamente, criar vínculos afetivos. Araçatuba conta com esse programa. Interessados em participar podem procurar o fórum para mais informações.

Fale com a Folha da Região! Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção? Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Receba as notícias mais relevantes de Araçatuba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.