Novidade

Santa Casa de Araçatuba implanta prontuário eletrônico dos pacientes

Por Lauro Sampaio | 16/03/2023 | Tempo de leitura: 2 min

Fachada da Santa Casa de Araçatuba.
Fachada da Santa Casa de Araçatuba.

SANTA CASA DE ARAÇATUBA IMPLANTA PRONTUÁRIO ELETRÔNICO DO PACIENTE

A Santa Casa de Araçatuba começou a utilizar o sistema PEP (Prontuário Eletrônico do Paciente), ferramenta implantada no País em 2002 pelo CFM (Conselho Federal de Medicina), que vai modernizar e facilitar o trabalho das unidades de saúde e agilizar o acesso aos dados cadastrais do paciente.

Segundo a assessoria de imprensa da Santa Casa, a versão que os vários setores do complexo hospitalar utilizam possibilita que essas informações sejam usadas para aprimorar a segurança do paciente, a otimização de processos e a gestão administrativa.

Segundo o administrador do hospital Luiz Otávio Barbosa Vianna, hoje, com a utilização da inteligência artificial, existem inúmeros programas e aplicativos que utilizam o PEP como base para o trabalho. Barbosa explica que eles vão desde a provável evolução do paciente aos cuidados específicos, estimativa do provável tempo de permanência do paciente na unidade e emitir alertas e noções de conduta a serem seguidas;

Barbosa prossegue afirmando que a implantação do PEP é uma das etapas significativas do processo iniciado em setembro do ano passado, para a migração do sistema MV2000,que a instituição utilizava há 17 anos, para o Soul MV.

O gestor relatou ainda que os processos de implantação e treinamento dos colaboradores para utilização do sistema são realizados pela MV, que desenvolveu o sistema, e a Solution, empresa responsável pela gestão e suporte de todo o sistema de tecnologia da unidade hospitalar.

A novidade é o primeiro grande trabalho do ano da gestão da atual diretoria, que assumiu em março de 2022, e encontrou o processo de modernização do sistema contratado, mas sem ser colocado em prática.

Para o provedor da Santa Casa, Petrônio Pereira Lima, a nova tecnologia é considerada importante para a gestão do planejamento de melhoria dos atendimentos.

" Agora, os prontuários dos pacientes internados ou em urgência e emergência poderão ser acessados de qualquer um dos 500 computadores instalados no complexo hospitalar e conectados à plataforma para avaliação do histórico e para direcionamento das próximas condutas", explicou.

A direção da Santa Casa enfatizou que os avanços oferecidos pela nova tecnologia incluem informações aos serviços de controle de infecção. Também reforçarão a segurança da assistência ao paciente com alertas para evitar duplicidade de medicações e em relação a alergias a medicamentos e substâncias.

"A gestão administrativa também é beneficiada pela implantação do PEP, pois o setor passa a ter acesso, em tempo de real, de dados sobre custos, indicadores da média de permanência dos internados e informações para gestão de medicamentos, materiais e insumos para definir a necessidades de reposição de estoques", finalizou o provedor da Santa Casa de Araçatuba.

Fale com a Folha da Região! Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção? Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Receba as notícias mais relevantes de Araçatuba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.