Violência

Polícia Civil não descarta hipótese de motorista de aplicativo ter sido enterrado vivo

Análises de câmeras e do computador da vítima levaram até o suspeito; para a polícia, Glauber Florentino foi espancado, depois dopado e colocado em uma cova rasa inconsciente

Por Lauro Sampaio | 13/03/2023 | Tempo de leitura: 3 min
Da Redação/Folha da Região

Divulgação

Delegados Paulo Natal e Roberto Carlos de Oliveira durante a entrevista coletina nesta segunda-feira, 13
Delegados Paulo Natal e Roberto Carlos de Oliveira durante a entrevista coletina nesta segunda-feira, 13

A Polícia Civil de Araçatuba, por meio da equipe do Departamento de Homícidios (DH), não descarta a hipótese do motorista de aplicativo Glauber Humberto Florentino, 35 anos, ter sido enterrado vivo num canavial do municipio de Bento de Abreu. Ele estava desaparecido havia onze dias após sair supostamente para uma corrida entre Araçatuba e Birigui e foi encontrado enterrado em uma cova rasa no meio de um canavial neste domingo, 12.

Em entrevista coletiva concedida nesta segunda-feira, 13, os delegados Paulo Natal e Roberto Carlos de Oliveira, disseram que chegaram até o o suspeito, identificado como Luis André Justimiano, 33 anos, após análise das câmeras de segurança de seu condomínio, também por imagens da câmera de uma praça de pedágio na rodovia Marechal Rondon e por pesquisas feitas no computador pessoal da vítima.

A hipótese do motorista ter sido enterrado vivo está sendo investigada pela polícia, que vai contar com laudos e apoio técnico de peritos da Polícia Científica. "Ele (Luis André) disse que conheceu Glauber por meio de um site de relacionamento em dezembro e que no dia 1 de março combinaram de se conhecerem e de se relacionarem sexualmente. Ambos embarcaram no Ecosport de Glauber e, segundo o acusado, houve uma discussão entre ambos a respeito da venda do carro da vítima, que teria um ex-marido e, que assim, teria que vender o carro para dividir com seu ex-companheiro", disse o delegado Paulo Natal.

Natal comentou ainda que na dinâmica do crime - que pode vir a ser enquadrado como latrocínio (roubo seguido de morte) - Luis André pegou um porrete, tipo taco de baseball, e acertou várias pancadas na cabeça da vítima, que ficou desacordada e foi levada para o banco de trás do automóvel.

Depois disso, o delegado descreveu o desfecho final do crime, ocorrido num canavial da cidade de Bento de Abreu, também na região de Araçatuba.

"O acusado disse que fez a vítima tomar dipirona e que Glauber já estava muito inconsciente quando chegaram ao canavial. Depois disso, o suspeito cavou um buraco e colocou o Glauber lá dentro, jogando terra por cima em seguida. Por isso, não descartamos a hipótese da vítima ter sido enterrada viva, embora que ainda inconsciente, e morrido devido a asfixia mecânica por causa da terra", disse Natal.

O corpo da vítima, que já estava em estado de decomposição ao ser localizado, foi encaminhado para o Instituto Médico legal (IML) e reconhecido por familiares por meio de uma tatuagem de um cachorro feito nas pernas de Glauber. "Os laudos da Polícia Cientifica vão determinar se a vítima foi enterrada ainda com vida ou não", reforçou o delegado.

Depois da morte, vendeu do veículo

O delegado Roberto Carlos de Oliveira, que também participou da coletiva, afirmou que, assim que matou Glauber, Luis André iniciou negociações para vender o Ecosport de Glauber com um rapaz de São Paulo por R$ 9 mil. A negociação foi sacramentada no dia seguinte ao assassinato.

Após a venda, segundo o delegado, Luis André saiu de Araçatuba para uma viagem, mas a Polícia Civil já tinha conseguido um mandado de prisão temporária contra dele.  "Por isso que nós, da Polícia Civil, não descartamos a hipótese de mudarmos a investigação de homicidio qualificado para latrocínio, cuja pena é mais severa e pode ensejar punições que variam de 12 a 30 anos de reclusão, sem a necessidade de convocação de júri popular", concluiu Oliveira, do Departamento de Homicidios da Polícia Civil de Araçatuba.

Glauber Humberto Florentino, 35 anos, estava desaparecido há onze dias e foi encontrado pela polícia enterrado no meio de um canavial na região de Araçatuba
Glauber Humberto Florentino, 35 anos, estava desaparecido há onze dias e foi encontrado pela polícia enterrado no meio de um canavial na região de Araçatuba

Fale com a Folha da Região! Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção? Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Receba as notícias mais relevantes de Araçatuba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

2 COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.

  • aparecida castelão almeida
    14/03/2023
    Falaram que ele tem problemas mentais e tava em surto,surto deste meu deus premeditou ,brigou pela venda do carro,bateu deu remédio,vendeu carro no dia seguinte.a pergunta que não quer calar,como compra um carro desta forma? e o cara que comprou o carro cade ele?? todos do mesmo time .doente mental lamentável
  • Rubens Festraits
    13/03/2023
    Precisa ser criada no Brasil a pena de prisão perpétua e com trabalhos forçados para que o tempo permanecido na prisão seja paga pelo próprio presidiário e não pelos impostos da população. Mas para tal lei existir há necessidade de um Congresso formado por parlamentares que tenham compromisso com a população e com a justiça.