Crime

Araçatuba é a campeã na região em ligações clandestinas de energia elétrica

Ranking é definido pela CPFL, que tem investido em barreiras para barrar os 'gatos', como caixas blindadas e conjuntos de medidores, a depender do perfil da unidade consumidora

Por Lauro Sampaio | 03/03/2023 | Tempo de leitura: 3 min
Da Redação/Folha da Região

Divulgação/Acende Brasil

Conforme a CPFL, a região de Araçatuba registrou 464 casos de ligações clandestinas de energia elétrica no ano passado
Conforme a CPFL, a região de Araçatuba registrou 464 casos de ligações clandestinas de energia elétrica no ano passado

A Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL) divulgou o ranking da região de Araçatuba sobre o número de ligações clandestinas, os populares gatos, feitos principalmente em residências de pessoas que tiveram o fornecimento de energia cortado por falta de pagamento.

De acordo com a empresa, a região de Araçatuba registrou 464 casos de ligações clandestinas de energia elétrica no ano passado e Araçatuba ficou disparada em primeiro lugar com 264 ocorrências. A seguir vieram Birigui com 101, Penápolis 27, Valparaíso 26 e Guararapes 21. Para a companhia, o fato de Araçatuba ser a maior cidade da região, com mais de 200 mil habitantes conforme estimativas do IBGE, faz dela uma líder natural dos registros de "gatos".

O gerente de recuperação da CPFL Paulista para a região de Araçatuba, Victor Reis Silva, disse que o número de gatos caiu cerca de 20% com relação ao ano de 2021 e isso se deve ao fato da empresa estar adotando medidas para evitar o furto de energia elétrica tanto em empresas, indústrias e casas de moradia.

"A CPFL vem investindo em novos processos de tecnologia para reduzir o número de ligações clandestinas e isso tem causado um impacto positivo para a companhia. Para instalações industriais estamos usando caixas blindadas e para estabelecimentos comerciais estamos instalando conjunto de medidores", disse Silva.

Dessa forma, segundo o gerente de recuperação, a CPFL consegue conferir diariamente o consumo de energia de qualquer estabeleciumento e verificar discrepâncias muito altas no consumo de energia. "É um monitoramento feito 24h totalmente online", informou.

Silva também observou que ao fazer um gato de energia elétrica o morador infrator pode colocar em risco sua residência e também a de vizinhos, já que sobrecarregará a rede de energia elétrica e pode provocar um aumento expresssivo na distribuição de energia das ruas e dos imóveis vizinhos.

'Gatos' são perigosos para os moradores e constituem crime


As ligações clandestinas de energia, os chamados gatos, ocorrem quando alguém rouba energia elétrica seja diretamente dos postes nas ruas ou fazendo a alteração do medidor de energia dentro de casa.

Gato de energia elétrica é crime?

Sim, é crime. Nesse caso, a pessoa pode ser enquadrada com a justificativa de delito por furto e/ou estelionato, a depender de como foi realizado o roubo de energia.

Isso porque existem duas formas mais usadas para realização do gato de energia e, basicamente, é a forma com que o gato foi realizado que diz qual enquadramento a ação terá.

Se a ligação clandestina foi feita da rua diretamente para a casa, ou seja, sem passar pelo registro medidor de energia, a ação será enquadrada no crime de furto. Mas se ligação ilegal simplesmente altera as características do medidor de energia, para pagar um valor menor, o responsável será enquadrado no crime de estelionato.

Qual a condenação para crime de gato de energia?

Existe uma diferença de penalidade quando o crime é caracterizado como furto e quando é caracterizado como estelionato por gato de energia elétrica.

O furto, previsto no artigo 155 do Código Penal, prevê reclusão de um a quatro anos e multa. Já o estelionato, previsto no artigo 171 do Código Penal, prevê reclusão de um a cinco anos e multa.

No caso do estelionato pode-se ter a possibilidade de pagar fiança. Para isso, um pedido deve ser feito diretamente ao juiz competente.

Vale a pena ressaltar que, além das penas e da multa prevista, fazer gato de energia elétrica ainda gera grandes transtornos como ficha suja na justiça e o constrangimento de ser pego fazendo algo ilegal.

Além disso, esse tipo de ação pode gerar uma situação bem complicada em relação aos vizinhos que, por sua vez, vão pagar uma conta de energia mais cara por causa do gato que alguém realizou.

Fale com a Folha da Região! Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção? Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Receba as notícias mais relevantes de Araçatuba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.