Araçatuba

Cidade discute os critérios para corte e poda de árvores

Por Redação | 10/01/2020 | Tempo de leitura: 4 min

Em períodos chuvosos, é comum a maior ocorrência de queda de árvores. Na semana anterior ao Natal, por exemplo, quando Araçatuba registrou 55 milímetros de chuva, ocorreram 35 chamados de árvores caídas, segundo os bombeiros. Para diminuir o risco dessas ocorrências, é essencial que as árvores sejam podadas de maneira correta. O procedimento é de responsabilidade da Prefeitura.

De acordo com a administração municipal, moradores que identificarem a necessidade de poda devem realizar a solicitação presencialmente no Atende Fácil, localizado na Rua Oscar Rodrigues Alves. A autorização é dada após o preenchimento do requerimento, assinado pelo responsável do imóvel.

Um podador cadastrado pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade realizará a poda, que será fiscalizada pelo mesmo órgão. A poda irregular, sem autorização da prefeitura, gera multa.

Em caso de queda de galhos ou da árvore, o morador pode se comunicar com a Guarda Municipal, SOSP ou Secretaria de Meio Ambiente.

Poda irregular é constante, diz vereador

Além das fortes chuvas, a poda irregular pode afetar a saúde das árvores e deixá-las propensas a caírem. Por isso, o vereador Almir Fernandes Lima (PSDB) elaborou proposta de lei para regulamentar o corte e poda de árvores em Araçatuba.

Segundo Almir, a poda irregular de árvores em Araçatuba é "uma constante há alguns anos e gera insatisfação em moradores que se sentem lesados por verem suas árvores podadas sem nenhum estudo técnico, comprometendo até mesmo a saúde da árvore". Logo, a ideia de Almir visa estabelecer critérios e dar garantia do serviço correto de poda ou corte de árvores que estejam em contato com a fiação de energia elétrica.

"As podas de árvores devem ser feitas com cuidado. Afinal, toda poda é uma forma de agressão ao vegetal. Um galho rebrota como forma de defesa. Podas inadequadas causam danos estéticos ou potencializam o risco de queda. Uma poda mal executada abre a porta para parasitas e, quando ocorre de forma drástica, pode matar".

O objetivo do projeto é vedar a poda drástica ou excessiva da arborização pública que afete significativamente o desenvolvimento natural do vegetal e cause dano ambiental. A poda deverá ser feita de forma homogênea e regular, em toda a copa da árvore que esteja em contato com a rede de energia elétrica. Além disso, os galhos e resíduos decorrentes dos serviços realizados deverão ser retirados imediatamente do local pela empresa responsável que dará a destinação correta para o material.

A CPFL, concessionária do serviço público de energia elétrica, ocasionalmente realiza serviços de podas de árvores, quando os galhos ou copa das árvores oferecem riscos ou danificam os cabos de transmissão de energia elétrica na cidade.

"Participei de uma reunião com a direção da CPFL, na Câmara Municipal, e fiquei estarrecido quando disseram que 80% das árvores de Araçatuba estão fora de padrão. Que estas árvores não poderiam estar sob a fiação e que deveriam ser substituídas. Oras, como substituir 80% das árvores de Araçatuba? Trocar árvores já adultas, que dão sombra, purificam o ar, mantêm a umidade, nos protegem dos fortes ventos etc… por "mudas" novas, que levarão anos para cumprir sua proposta?", indaga o vereador, que ainda precisa de 5 assinaturas de outros vereadores para que o projeto comece a tramitar.

CPFL recomenda espécies adequadas

Em casos de riscos de danos à rede elétrica por árvores que possam comprometer a segurança das pessoas e o fornecimento de energia, a CPFL realiza, conforme um cronograma preestabelecido, podas preventivas e, quando necessário, emergenciais. De janeiro a dezembro de 2019, foram 11,6 mil trabalhos de poda em Araçatuba.

Para isso, conforme a assessoria da empresa, critérios técnicos são seguidos para evitar agressões desnecessárias às árvores. Engenheiros, técnicos e eletricistas da CPFL e de empresas terceirizadas recebem informações teóricas e práticas para executar a poda de maneira correta. Os trabalhos são monitorados pelos especialistas em meio ambiente, e visam afastar os galhos das árvores da rede elétrica.

Para amenizar o sistema de podas, a CPFL tem investido em redes com cabos protegidos. "Eles têm uma camada de proteção que faz com que suportem mais os contatos com a vegetação, pássaros e objetos. Outras ações também são tomadas para evitar incidentes com a vegetação, como, por exemplo, a instalação de espaçadores entre os cabos da rede convencional", declara a empresa em nota.

A distribuidora também recomenda a seleção de espécies adequadas a serem plantadas sob as redes elétricas, que possibilitem melhor acessibilidade das pessoas às calçadas, conciliando o fornecimento de energia com a melhoria da qualidade de vida.

Fale com a Folha da Região! Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção? Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Receba as notícias mais relevantes de Araçatuba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

1 COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.

  • MARCO AURELIO DE CASTRO
    30/05/2023
    Querem ver a qualidade pessíma das podas de arvores em São Carlos, veem na minha casa, quase destruiram as arvores , podaram totalmente qualquer técnica, chegaram quase no topo da arvore .